Comunicado
O DETEC/CITEM, através do Centro de Infraestrutura de Rede, informa os procedimentos a serem adotados
pela equipe técnica da operadora VIVO, no momento da instalação do modem que faz parte do Programa
Banda Larga nas Escolas (PBLE).
O Programa teve início em 4 de abril de 2008 pelo Governo Federal e prevê o atendimento de todas as
escolas públicas urbanas de nível fundamental e médio, participantes dos programas E-Tec Brasil e que
constam no CENSO INEP, além de instituições públicas de apoio à formação de professores – Núcleo de
Tecnologia Estadual (NTE), estão automaticamente contempladas e irão receber os benefícios do programa
sem a necessidade de adesão.
O serviço é gratuito até o ano de 2025 e a velocidade mínima obrigatória é de 2 megabit por segundo (Mbps).
Conforme último alinhamento realizado entre SEDUC, VIVO e FDE em 16/02/2023, segue o manual com as
orientações a serem seguidas pela equipe técnica e unidades escolares. Link
Caso o procedimento do técnico esteja em desacordo com o Manual anexado neste comunicado, a escola
tem total liberdade para solicitar que a instalação seja abortada.
Para abertura de incidente em caso de avaria do modem ou problemas com o PBLE
após sua instalação serão atendidas através dos canais:
Atendimento: 0800 771 0105 ou por meio do e-mail:
• Escolas Rurais: escolasrurais.br@telefonica.com
• Escolas urbanas: relacionamentoempresas.br@telefonica.com
Caso a operadora solicite, o número de circuito encontra-se na etiqueta afixada no modem. Essa informação
também pode ser conseguida na Ordem de Serviço que foi assinada pelo responsável da escola atestando a
instalação da conexão. Além dessas opções, o dado também pode ser obtido por meio da Central de
Atendimento ao Cidadão 0800 616161 opção 2 ou enviando uma solicitação para o e-mail:
bandalarga@fnde.gov.br.